quinta-feira, 15 de junho de 2017

Receitas da Menina - Nutella Caseira

E se eu vos disser que fazer creme de avelã e chocolate (conhecido por Nutella) é extremamente simples? Que se demorarem a meia dúzia de minutos que leva a preparar a avelã (como se fosse manteiga de amendoim) já têm meio caminho andado para a Nutella?





O que é Nutella? É nada mais do que um creme de avelã e chocolate.
Só que o que se compra nas lojas e que a maioria das pessoas adora, não só é uma bomba calórica, como ainda está repleta de corantes, conservantes e outros ingredientes duvidosos.
Confesso que, cá em casa, apesar de sermos fãs e ávidos consumidores de chocolate, nenhum dos dois  é fã de nutella porque sempre nos soube a artificial.

Somos daquelas pessoas que têm sempre em casa pelo menos uma barra de chocolate de culinária. Barra essa que serve para cozinhar ou para comer mesmo assim e que quando só há uma é porque a outra já marchou.
Somos bastante gulosos e não somos muito de nos privar de doces, pelo que optamos sempre por opções mais saudáveis. Pode-se ter tudo!
De vez em quando, fazem-se crepes de chocolate cá em casa. Nunca nos passou pela cabeça comprar nutella ou qualquer outro creme/chocolate de barrar do supermercado. É só pegar nuns quadradinhos de chocolate de barrar, adicionar-lhe leite e levar ao lume. Nem nos damos ao luxo de fazer em banho maria, etc. Quando dá a vontade dos crepes com chocolate, em 10 minutos estamos a comer crepes com chocolate. Para quê estar a comprar um produto cheio de porcarias e que só faz mal?

Ora, apesar disto, a combinação de avelã e chocolate é algo de bastante saboroso e apelativo.
"Será assim tão difícil fazer nutella em casa? Não bastará fazer uma espécie de manteiga de avelã e juntar-lhe chocolate derretido?"
As respostas são: "Não." e "Sim!!!!".

Se já leram a receita da manteiga de amendoim, ficam a saber que o primeiro passo para a nutella é fazer o mesmo, mas com avelãs.



Na foto estão avelãs e nozes pecã, porque aproveitei a onda para fazer a manteiga de frutos secos que costumo comer ao pequeno-almoço.


Parte 1 - Como fazer creme de avelãs

Ingredientes
  • Avelãs
  • Óleo vegetal q.b. - eu uso o de girassol porque não tem um sabor muito intenso (às vezes o creme de avelãs precisa de uma pequenina ajuda).
Utensílios
  • Picadora ou bimby;
  • Tabuleiro do forno;
  • Papel vegetal;
  • Frasco.
Preparação
  1. Levar ao forno a cerca de 170º durante 10 minutos, mas vão controlando - se torram demais e queimam, ficam super amargas e já não dá para nada; Quando estiverem torradas, aproveitem para sentir o aroma bom a avelã torrada (é delicioso e parece Natal), peguem no papel vegetal e retirem-no do tabuleiro para que não continuem a torrar;
  2. Picadora: Colocar os amendoins na picadora e ir picando até ficar com a consistência pretendida. Começa por parecer um crumble, mas é ir retirando a mistura das paredes da picadora e insistir; Se virem que não está a ficar muito cremoso, adicionem um fio de óleo vegetal. Bimby: exactamente como para a picadora, mas a 30-60 seg/vel 7 para a primeira "picadela" e 20-30 seg/vel 1-3-5-6 progressivamente.

Parte 2 - Derreter o chocolate

Ingredientes
  • Chocolate de culinária partido aos pedaços;
  • Manteiga;
  • Leite.
Utensílios
  • Bimby (esta parte eu faço na Bimby para que fique mais cremoso, mas é só mania);
  • Ou, dois recipientes para fazer banho maria + colher de pau + batedeira;
  • Frasco.
Preparação - Bimby
  1. Colocar o chocolate na bimby e triturar durante 20 segundos na velocidade 9;
  2. Adicionar a manteiga e o leite e mexer durante 3 minutos, na velocidade 2 a 3;
  3. Quando o molho de chocolate estiver pronto, adicionar o creme de avelã e mexer durante mais 2 minutos, na velocidade 2 a 3;
  4. Quando estiver bem misturado, introduzir a borboleta e misturar durante 2 a 3 minutos, na velocidade 2 a 3 - a borboleta faz com que fique com um aspecto mais cremoso e brilhante.
  5. Passar para o frasco, deixar arrefecer e está pronto a comer.
Preparação - Banho-maria
  1. Colocar o chocolate, o leite e a manteiga em banho-maria;
  2. Ir misturar com a colher de pau até se adquirir uma mistura homogénea;
  3. Quando o molho de chocolate estiver pronto, retirar do lume, adicionar o creme de avelã e mexer com a batedeira até que o creme esteja pronto;
  4. Passar para o frasco, deixar arrefecer e está pronto a comer.

Quantidades

Confesso que gosto de fazer a "olhómetro", daí não vos ter dado quantidades. Até porque, como muitas vezes aproveito o que já tenho em casa, não costumo usar sempre as mesmas quantidades.
Além do mais, gosto de adaptar ao meu gosto pessoal - adicionar mais avelãs e menos chocolate, ou o contrário. Depende do dia e depende do gosto de cada um.
A Bimby tem uma receita de creme de chocolate e avelã, mas adiciona-lhe açúcar e mais quantidade de leite e manteiga do que eu.

Da última vez que fiz (e ficou bem boa) as quantidades foram as seguintes:
- 150 gramas de avelãs
- 65 gramas de chocolate
- 40 gramas de manteiga
O leite é daquelas coisas que eu vou metendo aos poucos, para não correr o risco de ficar muito líquido.


Bem, já viram como é simples à brava fazer nutella? E saudável? (ou, pelo menos, mais saudável do que a de supermercado).
Cá em casa, não éramos fãs deste creme, mas agora gostamos. E demos a provar a um amigo que é super guloso e que gosta muito da de supermercado e ele aprovou (e levou o frasco com ele ahahah).

Sem comentários:

Enviar um comentário