quinta-feira, 17 de maio de 2018

Receitas da Menina - BLW: Organização e Preparação


Ao longo dos últimos meses tenho recebido inúmeros pedidos para partilhar as receitas que faço para a D. Carmita e cujas fotografias partilho convosco.
Finalmente, chegou o dia de começar a cumprir. Nunca me fartarei de repetir: eu tardo, mas cumpro! (devia passar esta frase para a descrição do blogue...)

Já partilhei convosco uma série de artigos sobre Baby-Led Weaning (BLW) cuja leitura aconselho vivamente antes de se atirarem de cabeça a seguir as receitas que irei, futuramente, partilhar. No final deste artigo poderão encontrar as ligações para todos eles.
Num deles, "O Nosso Baby-Led Weaning (BLW)", falei de como optámos por um método híbrido em que seguimos, fundamentalmente, o BLW, mas com certos cuidados do método tradicional, principalmente no que diz respeito à introdução de novos alimentos. Também vos falei de como cortava os alimentos (importante para os bebés mais pequenitos e que estão numa fase de início de BLW) e do meu calendário, que me ajuda a organizar.

Ora, com o crescer da Carminho, a experiência da prática e com o maior à vontade nestas andanças, fui relaxando, experimentado e o calendário serve apenas como linha orientadora. Até porque, enquanto tivermos vegetais/frutas para consumir, não vamos comprar mais só porque o calendário assim o diz.
Ultimamente também tenho sentido algumas alterações nas vontades alimentares e comportamentos da Carmita e decidi que tenho mesmo (MESMO) de começar a acompanhá-la e a comer o mesmo do que ela. Sem receios de que ela me tire comida do prato. E também para eu mesma começar a ter uma alimentação mais saudável. Não sei se irei a tempo do Verão, mas enfim...

Feito o enquadramento, o que se segue é a minha organização, preparação dos alimentos e confecção - base para todas as receitas de almoço/jantar que faço para a Carminho, agora que está mais crescidota.



A organização
Como agora vou partilhar com ela, vou descrever como será a minha organização e não como é actualmente, visto precisar de uns ajustes.
Uma vez por semana é dar uma olhadela no calendário e ver o que precisamos. Ao contabilizar as porções, prefiro errar pelo excesso do que arriscar que ela fique com fome.

Proteína
- Peixe: 300 gr.;
- Carne: 300 gr.;
- Grão: 200 gr.;
- Feijão preto: 200 gr.;
- 2 ovos.
(sim, as leguminosas entram neste grupo e devem ser compradas secas e demolhadas e cozidas em casa. As de lata têm uma enorme quantidade de sal que não é adequado para bebés)

Vegetais
- 470 gr. de abóbora;
- 120 gr. de cenoura;
- 120 gr. de brócolos;
- 160 gr. de courgette;
- 350 gr. de chuchu;
- 120 gr. de batata-doce;
- 160 gr. de couve-flor;
- 350 gr. de nabo.

Cereais
- 500 gr. de arroz;
- 500 gr. de massa.


Com estas quantidades posso preparar o nosso almoço e a sopa que comemos ao jantar. Para além disto, ainda é preciso comprar fruta, iogurtes, queijo, papas, pão. Mas o plano alimentar completo, fica para o próximo artigo sobre a alimentação da Espiguita. Porque, apesar de preferir errar pelo excesso, esta menina está sempre com fome. Sempre. Pode ter acabado de comer, mas se nos vê a comer outra coisa, vai querer. Então preferi fazer mais refeições ao longo do dia, embora menores. Isto tudo, sempre complementado com a maminha.



A Preparação
Quando chegamos a casa com as coisas adiantamos logo tudo o que podemos.
Os vegetais são cortados aos palitos (ou quadradinhos agora que a Carmo já tem praticamente 1 ano) e vão para o congelador crus (os de folha, incluídos).
As leguminosas são demolhadas, cozidas e congeladas. É a única coisa que se cozinha antes de congelar. Simplesmente porque demoram muito mais a cozer do que os vegetais.
A carne e o peixe, também vão para o congelador.
Guardo as coisas em sacos próprios para congelação (gosto dos do IKEA).


A Confecção-base
Eu gosto de preparar os almoços para cada 3 ou 4 dias. De segunda a quarta são os dias de peixe; quinta é o dia vegetariano - do ovo; e de sexta a domingo são os dias de carne.

Vou-vos dar como exemplo os dias de refeição de peixe. 
Segunda de manhã, retiro as quantidades necessárias de vegetais e de peixe do congelador e coloco a cozer a vapor (na Bimby).
Vegetais: 30 gramas de abóbora, 30 gramas de brócolos, 30 gramas de batata (é importante ter vegetais de cor diferente para uma maior variedade nutricional);
Peixe: 120 gramas de pescada.
Cereais: 90 gramas de arroz (como já vos disse, tenho imensa dificuldade em cozer arroz. Esta parte fica com o Duarte).
Faço os vegetais e a proteína ao mesmo tempo na Bimby. Normalmente, os vegetais ficam cozidos em 20 minutos. Alguns podem ficar um pouco mais molinhos do que outros, mas o importante é que fiquem todos bem cozidos (que se possa esmagar entre o indicador e o polegar, ou ao empurrar o alimento contra o céu da boca com a língua).
O peixe costuma ficar pronto ao mesmo tempo que os vegetais, a carne pode precisar de mais uns minutinhos (depende da grossura da peça).

A partir daqui podem fazer o que quiserem, como quiserem.
Podem apresentar tal como está, adicionando um fio de azeite. Podem levar ao forno para tostar e ficar uma camada crocante; adicionar água, triturar e transformar em sopa; saltear em azeite, cebola e alho; levar ao 1, 2, 3 para tornar os alimentos em pasta e depois fazer bolinhas ou croquetes; picar e misturar com ovo para fazer os queques de ovo, as panquecas de ovo ou omelete (substituindo o peixe ou a carne).
Estejam também à vontade para irem introduzindo condimentos: pimenta, tomilho, orégãos, etc. Excepto sal. 

Daqui a uns dias, vou partilhar uma receita de bolinhas, passo a passo.
Até lá, têm aqui a base para se poderem aventurar a fazer experiências. Asseguro-vos de que é tudo super simples. Pode ser chato à brava estar a fazer bolinhas, é verdade, mas difícil não é.


Artigos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário