quinta-feira, 28 de junho de 2018

Receitas da Menina - BLW: Bolinhas Salteadas


As fotos das refeições da Carmita fazem sempre imenso sucesso e as bolinhas são capazes de ser o maior deles!
Vou, então, dar-vos a minha receita.

Como sabem, organizei um calendário de menus semanais e todas as refeições são preparadas do mesmo modo. Podem ver aqui como.
Como referido no artigo sobre a preparação, faço quantidade logo para 3 ou 4 dias e todas as refeições de almoço têm vegetais, cereais e proteína animal.
Ultimamente, como a Carminho é um poço sem fundo, optei por diminuir a quantidade das porções, mas aumentar o número de refeições. Assim, distribuí a quantidade de cereais e de proteínas que dava ao almoço, pelo o almoço e jantar. 15 gramas de cereais ao almoço e ao jantar e 15 gramas de proteína animal ao almoço + 15 gramas de proteína vegetal (leguminosas) ao jantar.

Actualizando o que foi falado no artigo anterior, as porções para 3 dias são:
- 30 gramas de vegetais (10 gramas de brancos, 10 gramas de verdes e 10 gramas de laranjas);
- 45 gramas de cereais (arroz ou massa);
- 60 gramas de proteína animal (carne ou peixe).

Passemos, então, à receita das bolinhas.

Bolinhas Salteadas
Ingredientes (para 3 refeições/almoços):
  • Batata-doce: 10 gramas
  • Cenoura: 10 gramas
  • Brócolos: 10 gramas
  • Arroz (já cozido): 45 gramas
  • Frango: 60 gramas
  • Azeite: 1 fio
Utensílios
  • Bimby (ou panela)
  • Trituradora (1-2-3)
  • Frigideira
Preparação
  1. Retirar a batata-doce, a cenoura, os brócolos e o frango do congelador e colocar directamente na Bimby ou panela para cozer a vapor (cerca de 20 a 25 minutos na Bimby, temperatura varoma, velocidade 2,5);
  2. Quando estiverem cozidos, passar para o 1-2-3, adicionando os 45 gramas arroz. Ter atenção para não triturar demais, senão fica em pasta e já não dá para formar bolinhas. Quem tem Bimby se calhar interroga-se porque não a uso para triturar. Porque é muito pouca quantidade, fica tudo agarrado às paredes. O 1-2-3 ou a varinha mágica são mais eficazes.
  3. Tirar da trituradora e fazer bolinhas. O tamanho é mais ou menos de um grão-de-bico. Podem ser maiores, mas faz menos bolinhas, demoram menos a comer, logo demoram mais a ficar com a sensação de saciados e quererão comer mais.
  4. Na frigideira colocar 1 fio de azeite. Pouco, porque a ideia é apenas dar um saborzinho às bolinhas, salteando-as. Não as queremos fritar.
  5. Adicionar as bolinhas e ir mexendo, para que não colem e para que alourem à volta, criando uma camadinha chocante.
  6. Se exagerarem no azeite e as bolinhas ficarem a escorrer (às vezes acontece), basta colocá-las em papel de cozinha para que o excesso seja absorvido.
  7. Deixar arrefecer um pouco e servir.

Notas
  • Ajuda muito se as bolinhas forem feitas em dias de vegetais mais "farinhentos", como a batata, e ou proteínas menos aguadas, como a carne ou salmão. Outros alimentos, como folhas, nabo, tomate, pescada, não formam uma pasta suficientemente consistente que permita bolinhas. Não têm de ser todos "farinhentos" e podemos fazer algumas batotas, como diminuir a quantidade de uma coisa para aumentar outra, ou em vez de fazer só couve-branca, dividir em couve-branca e batata. É uma questão de experimentarem;
  • Outra coisa que acontece é no primeiro dia ficar muito aguado, mas nos seguintes ou no terceiro já dar porque a "pasta" já secou um pouco.Esta semana, por exemplo, com nabo, abóbora, grelos, pescada e arroz, consegui fazer bolinhas desde o primeiro dia. Tive muito cuidado ao triturar e o arroz ajuda sempre. E também deixei os alimentos na Bimby algum tempo antes de os triturar (a Carminho estava a dormir). O que permitiu que escorresse mais água;
  • Seja pelos alimentos ou por me entusiasmar com o 1-2-3, se ficar em pasta ou puré a Carminho não se importa muito e vai à colherada;
  • Se quiserem transformar numa refeição vegetariana, basta substituírem a proteína animal por proteína vegetal. As leguminosas até são boas para a consistência das bolinhas, mas a Carmita não ficou fã.

E pronto, é tão simples quanto isto, embora a parte de fazer as bolinhas seja uma seca! Principalmente, porque demoro muito mais do que ela demora a comê-las.
Qualquer dúvida, é só perguntar.


Artigos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário