sábado, 11 de fevereiro de 2017

Smartphone Detox

Estou grávida e prestes a entrar no terceiro trimestre, pelo que me parece uma excelente altura para me ir "desintoxicando" do mundo virtual. Vou começar por repetir este desafio que fiz em 2015. Quem me acompanha? Não parece muito difícil, pois não?


Imagem retirada daqui


Quando o fiz soube-me muito bem. Foram pequenas e simples mudanças na utilização do telemóvel (que se estendem aos tablet e computadores - não vale fazer batota!) e que me souberam mesmo muito bem. 
A seguir a este desafio quero experimentar um com a duração de 1 mês, tenho é de o adaptar à minha realidade antes de o partilhar. Entretanto, aproveito este para ir fazendo o aquecimento. 
É só uma semana, mas será tão fácil quanto parece?

Aqui fica o desafio e alguma informação sobre a utilização dos smartphones.




De acordo com um estudo inglês, da Agência de Marketing Tecmark: 

1. Em média, um utilizador pega no telemóvel mais do que 1500 vezes por semana. 
2. O utilizador regular utiliza o telemóvel durante cerca de 3h16m por dia. O equivalente a quase 1 dia por semana! 
3. Quase quatro em cada 10 utilizadores admitiu sentir-se perdido quando não tem o seu aparelho. (eu sou um deles!) 
4. Muitos utilizadores também confessaram que dão por si a usar o telemóvel sem reparar que o estão a fazer, sendo que dois terços dizem que entraram e usaram o Facebook sem sequer pensar 
5. Quatro em dez, afirmaram que em certas alturas, consultaram os e-mails automaticamente, sem pensar no que estavam a fazer.


Uma app Android de bloqueio de ecrã, monitorizou 150 mil dos seus utilizadores e verificou que, em média, consultamos os nossos telemóveis cerca de 110 vezes POR DIA, numa média de 9 vezes POR HORA.


Imagem retirada daqui

Em ambos os casos, acho que está evidente a dependência que actualmente neste pequeno aparelho. 

Imaginem este cenário: Chegam ao trabalho e reparam que se esqueceram do telemóvel. Qual a probabilidade de isto vos acontecer e como se sentiriam? Ou é impossível porque confirmam que o têm na mala ou no bolso antes de fecharem a porta de casa?


Ninguém questiona a importância deste meio de comunicação, quer seja para nos informarmos, para aprender ou para chamar o 112. 

Mas alguém duvida que damos uma importância exagerada na nossa vida?






GuardarGuardar
GuardarGuardar

Sem comentários:

Enviar um comentário