sábado, 5 de maio de 2018

Fraldas Reutilizáveis - Parte II: Passo a Passo


Passo a passo
Este tipo de fraldas, de bolso, deve ir à máquina com todos as partes separadas.

1. Sempre que tiro uma fralda suja, retiro os absorventes, abro as molas, fecho a fralda do avesso para que fique bem lavada e para que o velcro não prenda noutras peças. Eu acho que o velcro é o melhor para ajustar na cintura, mas tem o inconveniente de poder ficar preso noutras peças de roupa. Quanto ao revestimento, se tiver cocó vai para a sanita, se tiver só xixi, vai para o cesto da fraldas sujas. Actualmente os revestimentos que uso, dão para ser lavados até 6 vezes (de acordo com algumas mães);

2. Quando tenho 3 dias de fraldas sujas, meto tudo na máquina juntamente com o resto da roupa suja. Faço um ciclo grande, de 2h30 e a 40º (se for tudo peças que possam ser lavadas a essa temperatura), para ter a certeza de que o detergente sai todo. Depois, estendo de forma a que as partes mais sujas apanhem sol directo;

3. Quando tiro as fraldas do estendal, aproveito para ajustar logo as molas e juntar os absorventes (1 grande e 1 pequeno);

4. Pego no cesto das fraldas limpas, nos revestimentos e vou para a sala preparar tudo - esta é a parte mais chata. É a desvantagem das fraldas de bolso, ter de "montar" a fralda. Há fraldas (as tudo em um) que não necessitam deste passo, mas demoram bastante mais tempo a secar. À medida que as vou montando, vou colocando no cesto, já prontas a usar. É chato, mas quando entramos na rotina faz-se bem. Às vezes trato desse assunto enquanto vejo televisão, converso com o pai ou supervisiono a brincadeira da bebé.



Excepções ao uso das reutilizáveis e resolução de problemas
Fugas
Como já disse, há fugas com todas as fraldas, reutilizáveis ou descartáveis. E com as reutilizáveis até há menos de cocó, embora possa haver mais de xixi.
As fugas podem ser causadas por diversos factores e só a experiência de utilização ou experimentar mudar comportamentos nos permitem perceber o que as provocou.
Causas de fugas:
- A fralda estar mal ajustada ao tamanho do bebé e ficar demasiado larga (fazendo com que o xixi ou o cocó "escapem") ou demasiado apertada (causando pressão nos absorventes, que acabam por libertar xixi);
- Não se trocar a fralda com a frequência adaptada à quantidade e número de xixis que o bebé;
- A fralda estar entupida, ou seja, acumulação de detergente (ou cremes) que provoca a impermeabilização da fralda, fazendo com que o xixi seja repelido em vez de absorvido

Como desentupir as fraldas e prevenir que aconteça futuramente
- Se acham que as fraldas estão entupidas, lavem-nas normalmente e depois façam ciclos sem adicionar detergente e até deixar de verem "bolhinhas" ou espuma de detergente na máquina. A água ao ser agitada também provoca bolhinhas, mas rebentam logo. Quando isto me aconteceu (2 vezes), tive de fazer uns 3 ciclos longos só de água, tal não era a acumulação de detergente. E com fraldas lavadas que já estavam secas!
- Para prevenir é usar detergente adequado e, como descrevi anteriormente, ciclos longos para ter a certeza de que sai o detergente todo.

Qual é o detergente adequado
Quando comecei a usar as fraldas reutilizáveis a minha mãe aconselhou-me a fazer saponária com sabão azul e branco, pois era o que tinha feito às minhas, 32 anos. Ora, acontece que neste tipo de fraldas, a saponária é altamente desaconselhada (tal como o uso de barras de sabão) porque provoca entupimento. Lá tive de fazer uma carrada de ciclos, que me desentupiu eficazmente as fraldas.
Deixei de cometer um erro, mas continuei com outro que me levou ao segundo desentupimento em poucos meses: usar detergente líquido. Pois é. Achava eu que era treta das lojas e marcas, para nos fazerem comprar o detergente deles (mais caro), mas a experiência comprovou-me que não.
O detergente adequado é o detergente em pó. Pelo que decidi voltar a fazer o meu detergente, que é ecológico e que uso na nossa roupa e na dela. Os detergentes líquidos que tinha cá em casa, dei a uma instituição que precisava.
Já tive pedidos da receita e confesso que estou num dilema: publicar ou não. É que eu faço para vender. No entanto, a verdade é que receitas dessas estão por toda a internet e quem quiser fazer faz na mesma. Outra questão é que há muitas receitas que são más e não limpam o suficiente, pelo que a minha consciência me diz que mais vale partilhar a receita do que ter mães a experimentar receitas más na roupa dos seus bebés. Por isso, em breve a receita. (Já sabem é que o meu "em breve" pode demorar um pouco...)

Usar fraldas reutilizáveis à noite
Aqui vem a minha maior confissão: a Carminho nunca usou fraldas reutilizáveis à noite. Só descartáveis.
O motivo é muito simples, como já repeti várias vezes, ela é muito xixizeira e nunca as reutilizáveis durariam a noite inteira. Todas as manhãs as fraldas pesam imenso, de tanto xixi que têm. Se usasse as reutilizáveis iriam transbordar, molhando lençóis e acordando a pequena.
Só agora, que o tempo está a melhorar (para a roupa secar) e ela faz menos xixi, estou confiante para experimentar. Mas vou esperar que cheguem as de bambu e de cânhamo, que dizem ser as mais indicadas.

Quando não usar fraldas reutilizáveis
Com a excepção da noite, já houve outras alturas em que não usei fraldas de pano:
- Quando foi vacinada contra o rotavírus
- Quando teve candidíase
Em relação à vacina, esta trata-se da administração de um vírus vivo e que pode ser eliminado pelas fezes. Assim optei por não usar fraldas reutilizáveis e evitar que uma fralda ficasse mal lavada e, posteriormente, contagiar-me ou a ela.
Em relação à candidíase, o meu pensamento foi semelhante. A Carminho foi diagnosticada com uma candidate (numa fase muito inicial) e eu achei que estava a demorar demasiado tempo a passar. Optei por encostar as fraldas reutilizáveis durante duas semanas (até estar completamente segura de que tinha passado) e lavá-las todas com um pouco de anti-séptico feminino (lactacyd, no meu caso).




E pronto, até ao momento é o que tenho a dizer da minha boa experiência com fraldas reutilizáveis.
Sim, dão trabalho, mas valem a pena: ecológica, financeira e dermatologicamente.
Ah! E são giras. No verão basta terem a fralda posta, uma t-shirt ou um vestido e ficam super fashion.


Artigos relacionados:

4 comentários:

  1. Existem fraldas feitas em Portugal e lojas portuguesas que fazem e vendem acessórios para as fraldas reutilizáveis ��
    www.fluffyorganicandeco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo, que presumo ser a Marisa Fernandes, lamento muito o seu comentário como "anónimo" no blogue. Lamento que tenha achado necessário fazê-lo deste modo, descontextualizado, e lamento que seja assim que opta por fazer publicidade à sua marca.
      Em primeiro lugar, em nenhum lugar de ambas as partes do artigo aqui publicado falei nos locais de fabrico. Em segundo lugar, a primeira parte do artigo começa logo a indicar uma loja portuguesa. Em terceiro lugar, no espaço de comentários do Facebook, a sua loja já tinha sido aconselhada e a Marisa já tinha também comentado (e há uma semana). Em quarto lugar, se tivesse tomado tempo a espreitar o blogue, veria que já noutro artigo tinha falado noutra loja portuguesa.
      Finalmente, repito que lamento muito que tenha sido assim que optou por fazer publicidade à sua marca, de uma forma que em nada a beneficia. Até pensei que estávamos a ter um diálogo interessante sobre as várias realidades das fraldas reutilizáveis, nos comentários do FB, e tinha o seu site aberto no meu computador para o estudar quando tivesse tempo. Fica para uma próxima. De qualquer forma, desejo-lhe sucesso e felicidades.

      Eliminar
  2. A Menina da João XXI O facto de ter referido o meu site de forma anónima, não tem nada a ver com a conversa que estamos a ter no Fb. Apenas não gosto de misturar ou partimpar os meus dados pessoais
    Respondi ao facto de a A. ter falado o local onde tinha comprado as suas fraldas sem nunca referir a minha loja ou que tinha uma loja.
    Li sim o seu blog, os dois posts que fez e também a referência à minha loja por parte da L.
    Apenas comentei com um agradecimento a quem a referiu, sem ter deife alguma referência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que está a responder a um comentário de FB na página do blogue e cujo conteúdo não tem nada a ver com o que aqui está escrito. Não faz sentido algum. Enfim, tudo de bom.

      Eliminar