quinta-feira, 5 de julho de 2018

Desafio - Alimentação Saudável (Semana 1)


Vamos então dar início ao Desafio - Alimentação Saudável!
A ideia é motivarmo-nos a ter uma alimentação saudável, mudando os nossos comportamentos alimentares, e, secretamente, esperando perder algum peso.

No artigo anterior "Desafio - Alimentação Saudável (Introdução)", deixei-vos os princípios pelos quais me regi para desenhar os menus semanais, o plano alimentar e as quantidades diárias de cada tipo de alimento para se ter uma alimentação saudável. Nesse artigo também podem ler as quantidades de cada tipo de alimento a cada refeição.
Se os menus semanais não vos parecerem apelativos, podem ajustá-los ou pegar no plano alimentar e fazer o vosso: substituir alimentos, adicionar ou suprimir refeições, fazer uma distribuição diferente dos grupos alimentares, aumentar ou diminuir quantidades, etc.



Confeccção
Apesar de, inicialmente, ter dito que vos iria dar receitas, vou deixar que a vossa inspiração vos guie, mas vou deixar aqui o que estou a planear fazer.
  1. Pequeno-almoço: Este não precisa de grande explicação. Apenas um "não abusem da manteiga!", porque não é a gordura mais saudável, mas tal como vos disse "baby steps". Eu sou muito agarrada ao meu ritual matinal. A partir da próxima semana o pequeno-almoço já será diferente;
  2. Lanche da manhã e da tarde: Também não há grande coisa a dizer... Fruta e frutos secos;
  3. Almoços de peixe: Aqui é que já dá para ser mais inovador. Para o primeiro dia estou a pensar em saltear juntamente com o arroz, no segundo dia fazer estilo salada russa com uma pitadinha de maionese (baby steps... mas podem temperar com azeite e vinagre) e para o terceiro talvez na onda do empadão de atum (só preciso de lhe adicionar gema batida e noz moscada antes de ir ao forno);
  4. Almoço de ovoEstou indecisa entre os muffins e os bolinhos de ovo. A diferença entre ambos é que nos primeiros o ovo é batido e os vegetais estão em pedaços e nos segundos está tudo batido e triturado;
  5. Almoço vegetariano: Volto ao estilo salada russa, mas desta vez temperada com azeite (1 colher de chá), vinagre e especiarias (ainda não decidi quais, mas talvez orégãos); 
  6. Almoços de carneNada como peito de frango grelhado com legumes e massa salteados (talvez com uma pinguinha de sake e vinagre de cidra ou balsâmico). No outro almoço, muito provavelmente farei um molho de natas, queijo e pimenta;
  7. Jantar: Sopa é sopa, mas vai ser toda passada, com excepção do feijão-frade. A salada é temperada com azeite (uma colher de chá) e vinagre balsâmico
  8. Ceia: É o que é. Uma torrada e um iogurte, também não há grande coisa a inventar. Simplesmente, não a carreguem de gordura ou doce. Uma boa hipótese é uma fatia de queijo que, quando se mete por cima da torrada acabada de fazer, fica meio derretido e eu adoro.
Lista de compras
Basta imprimir e levar para o supermercado.
Ah! As leguminosas (neste caso o feijão-frade) compram-se sempre secas. As de lata não são nada adequadas para os bebés por causa da grande quantidade de sal. Por isso, enquanto as demolharem troquem de água com bastante frequência - 24h costuma ser o suficiente.


Nota importante: este plano para bebés é feito para a Carminho que tem 1 ano. De acordo com o método Baby-Led Weaning, a partir dos 6 meses já podem comer quase tudo, mas mandem-me mensagem ou questionem o pediatra se tiverem alguma dúvida em relação a qualquer alimento.

Artigos relacionados:
Desafio - Alimentação Saudável (Introdução)

1 comentário:

  1. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e sofremos por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim, eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a vocês email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446 ..... muito obrigado Dr.Wealthy. ...

    ResponderEliminar