sábado, 27 de fevereiro de 2016

diy - Método de Limpeza com Óleo (mlo)

Ora, como o prometido é devido e, neste caso, já vem atrasado, vou dar-vos a minha “receita” caseira de beleza.
Como tinha dito na publicação anterior, decidi começar a trocar os artigos das indústrias farmacêutica e cosmética por produtos o mais naturais possível e não podia estar mais satisfeita com a minha escolha.






Depois de um diagnóstico de acne/rosácea seguido de anos e centenas de euros gastos em consultas de dermatologia e produtos recomendados, sem nenhuma eficácia permanente e passando por momentos muito bons e momentos de enorme regressão, decidi que estava na altura de experimentar algo diferente. Estava na altura de ter controlo naquilo que meto no meu organismo (quer por via oral quer por aplicação tópica), ser mais sustentável e gastar menos dinheiro.

Comecei em Outubro/Novembro a fase de transição, dispensando os cremes da Uriage e Bioderma e o gel de limpeza (repito que são boas marcas e de confiança, embora já não me satisfaçam) e iniciando-me no o MLO. Não podia estar mais satisfeita e pronta para dar mais um passo no meu processo de transição para uma rotina 100% natural e “cozinhada” por mim, à medida dos meus gostos e necessidades.
Quando decidi deixar o gel de limpeza e os cremes, e começar o MLO informei minha dermatologista, que não reagiu negativamente ao que lhe disse nem me tentou dissuadir de qualquer modo. Para mim foi um sinal de “isto pode-se fazer e não é mau”.

Ora, antes do MLO a minha (última) rotina consistia mais ou menos no seguinte:
Manhã: No banho lavava a cara com o Hyséac Gel Nettoyant (gel de limpeza) e a seguir usava o creme Hyséac Mat (creme matificante); em certos dias usava o Hyséac Masque Gommant (máscara exfoliante). Ao longo do dia, como a pele voltava a ficar oleosa, já tinha uma embalagem extra de matificante numa gaveta do trabalho.
Noite: Limpeza com a água micelar da Bioderma e o creme manipulado que me custou os olhos da cara (70€).
Houve fases de tratamento que envolveram mais produtos: como a atemorizante isotretinoína ou outros cremes para intercalar com os que referi acima.


Quando comecei o MLO senti, imediatamente, uma diferença enorme e desde essa altura que evito lavar a cara no banho.
O resultado foi deixar de sentir a pele a repuxar depois de lavada. A pela estava mais fresca, menos baça, mais leve. Enfim, sentia-a e via-a mais saudável e confortável e isso para mim é o mais importante.
Na altura do Natal, como estava de férias e tinha mais tempo, decidi fazer o MLO duas vezes por dia, como método intensivo e durante uma semana, para deixar de vez o período de transição. Devo dizer que a minha pele nunca esteve nem nunca a senti tão bem.

Neste momento estou em novas experiências e fiz um disparate: ao tentar deixar de usar a água micelar, sem querer usei algo com parabenos. E, apesar de ter os poros mais fechados e limpos e de estar sem qualquer borbulha, não sinto a pele tão saudável e hidratada como antes. Voltei a usar a água mineral e estou à espera de que cheguem uns ingredientes novos que encomendei para voltar à experiência.

O que deixo a seguir é foi a rotina que estava a usar antes da última experiência e que estava a funcionar na perfeição.




A Rotina



Manhã

  1. Limpar a cara com Água Micelar Sensibio H2O da Bioderma. Serve também para remover maquilhagem. É uma maravilha e acho que mesmo que deixe de a usar para limpar a pele, continuar a utilizá-la como desmaquilhante. Compra-se em farmácias.
  2. Aplicar o creme de dia biológico de Rosa Damasceno da Dr. Organic, que compro no Celeiro.





Noite

  1. Limpar a cara com a água micelar
  2. MLO
  3. Creme manipulado da farmácia



A (simples) Receita

Duas “esguichadelas” de óleo de calêndula e duas gotas de óleo essencial de melaleuca.



O MLO



  1. Depois da cara limpa, misturo os óleos directamente na mão
  2. Aplicar na cara, massajando firmemente mas com suavidade, de forma a limpar os poros
  3. Aplicar uma toalha humedecida e quente na cara e deixar até arrefecer ou durante um máximo de dois minutos. Isto permite uma maior absorção dos óleos.
  4. Retirar, suavemente, o excesso de óleo com a toalha. Se for preciso aquecê-la um pouco.
  5. Se se sentir necessidade, aplicar um creme hidratante de seguida.


Há quem aqueça a água com a água da torneira, eu prefiro recorrer à cafeteira eléctrica pois representa um muito menor desperdício de água potável. Quem diz cafeteira, diz fogão. Há também quem molhe a toalha e a aqueça no microondas, mas não me parece tão prático se for necessário aquecê-la novamente enquanto se tem os dedos todos oleosos.
Enfim, alguns minutos antes de limpar a cara aqueço a água na cafeteira. Quando vou tratar da minha rotina, estendo a toalha no lavatório e molho-a com a água quente. Enquanto a toalha arrefece, preparo tudo o resto, limpo a cara com a água micelar e massajo a cara. Entretanto a toalha já não está a ferver, torço-a para tirar o excesso de água e continuo com o MLO. Se for preciso aquecer um pouco a toalha, basta deitar um pouco mais de água quente.



Os Óleos


Óleo de calêndula biológico da Haut-Ségala e óleo essencial biológico de melaleuca da Biover. Ambos se vendem no Celeiro.

O óleo de calêndula tem propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas e regeneradoras, tornando-o apropriado para ajudar com acne, rosácea, eczemas, inflamação e assaduras.
Ó óleo de melaleuca possui propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas, sendo óptimo para usar em casos de acne e rosácea, entre outros. No entanto, quando em quantidades elevadas pode tornar-se bastante irritante para a pele.
Cuidado com os óleos essenciais, são muito concentrados e demasiado deixa de ter o efeito desejado. Portanto, duas gotas, no máximo!


E pronto, era esta a rotina que eu estava a seguir e que me estava a deixar super satisfeita.
Antes de ter tentado substituir a água micelar por uma água de rosas cheia de parabenos.

Escusado será dizer, que durante os próximos tempos estou de volta à rotina que aqui deixo descrita, embora com um “upgrade” na mistura de óleos, que a seu tempo vos direi.

Sem comentários:

Enviar um comentário