quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

diy - Pó Corporal

Depois de algum tempo a recolher receitas para substituir os comprados no supermercado, lá ganhei coragem e decidi experimentar produtos de higiene/beleza/cosmética que se colocam directamente no corpo.




A minha primeira experiência foi o pó corporal. Deparei-me com um artigo no Pinterest (o meu maior vício das redes sociais) de alguém que improvisava o seu pó corporal personalizado, com pó de talco comprado no supermercado e o seu perfume favorito, e que andava super satisfeita com a forma como se sentia e cheirava. Fiz alguma pesquisa e percebi que muitas mulheres consideravam o pó corporal como o “luxo” nas suas rotinas de higiene e beleza. Podem ler aqui a receita original, que foi de onde tirei a imagem acima.

Fiquei curiosa e decidi que queria experimentar, até porque, com os ingredientes que levava, fazer alguma reacção alérgica pareceu-me extremamente improvável. No entanto, estando eu a iniciar um percurso de fazer os meus próprios produtos para fugir aos inúmeros ingredientes químicos e inúteis que compõem os produtos comprados no supermercado, não fazia muito sentido seguir a receita com que me tinha deparado inicialmente. Mais uns minutinhos de pesquisa e voilá! Encontrei uma receita para a qual já tinha quase todos os ingredientes e o único que me faltava poderia comprar na loja do outro lado da rua.


Idealmente, para se obter o máximo de proveito do pó corporal este só deveria começar a ser utilizado duas semanas depois de ser feito (explicarei o porquê mais à frente), mas como a curiosidade era muita, só consegui esperar uma tarde e acabei por o experimentar antes de sair para ir ajudar um amigo a dar um workshop de tango. “O pior que pode acontecer é suar e fazer um bolo na minha roupa”, pensei enquanto aplicava a minha última experiência.
Não houve bolo e mal suei, mesmo depois de umas duas horas a dançar electrotango de um lado para o outro. Cheguei a casa umas cinco horas depois e ainda sentia a minha pele super macia. Também não houve reacção alérgica e, entretanto, passadas duas semanas, quando abri o frasco o meu pó corporal estava no ponto e desde aí que o tenho utilizado todos os dias, principalmente ao deitar, porque me faz sentir uma princesa e o aroma que escolhi relaxa-me imenso.



Os ingredientes:
½ Chávena de amido de milho (também conhecido por Maizena. Sim, farinha Maizena) 
½ Chávena de farinha de araruta (não sei se alguém se lembra das bolachas de araruta, mas sim, mais uma farinha alimentar. Comprei no Celeiro)
Óleo essencial preferidoopcional, serve apenas para dar o aroma que se quer. Eu escolhi jasmim, já o tinha e adoro. Também tinha comprado no celeiro)
1 bolinha de algodão (opcional)
1 frasco (confesso que não gosto muito deste frasco para isto, mas ainda ando há procura de um que goste e queria algo para o vintage).
1 pincel grande de maquilhagem ou um disco de maquilhagem para aplicação (opcional – eu prefiro o pincel).




A receita:
Aviso que é dificílima, demora uma eternidade. Ou então não :)
1. Misturar bem o amido de milho com a farinha de araruta (se não quiserem aromas no pó corporal, é só meter num frasco e já está).
2. Embeber uma bolinha de algodão no óleo essencial (ou perfume, se preferirem), coloca-la no fundo do frasco e já está.
3. Se quiserem que o aroma se sinta o ideal é que deixem o frasco durante duas semanas, agitando-o de vez em quando (cuidado depois ao abrir, distraída como sou, quando o abri depois de agitar pela primeira vez, fiquei com o chão cheio de pó).



Há diversas receitas, com diferentes ingredientes, como barro ou outras farinhas. É uma questão de ir experimentando e ver o que se prefere. Um dia destes, experimento uma nova versão, mas tenho de gastar primeiro o que fiz e esse vai durar-me uma eternidade.


Ora, vamos agora fazer contas.
Claro que, como em tudo, o investimento inicial sai quase sempre mais caro do que comprar um produto já feito. Mas quando se compram os ingredientes, acaba sempre por se comprar quantidades que permitem a repetição de receitas ou experimentar novas, sem que se tenha de voltar a gastar dinheiro.
No meu caso, como já tinha a Maizena, o óleo essencial e o frasco, acabei por gastar dinheiro na farinha de araruta e no pincel. E o pincel nem sequer é essencial para aplicar o pó corporal, apenas é uma ajuda e evita que fique com o chão todo sujo.
De qualquer modo, as quantidades que que indiquei permitiram-me fazer cerca de 120 gramas de pó corporal a 1,50€.


Fui ao site da Lush, onde vendem um pó corporal com o mesmo aroma a 6,30€ por 60 gramas. Leva mais ingredientes, é verdade, mas quando para uma mesma quantidade se utilizam mais ingredientes, diminui a quantidade de cada um e respectivo preço. 120 gramas do pó corporal da Lush custariam 12,60€, comparando com os 1,50€ que a minha experiência me custou.







Encontrei esta imagem de um conjunto que tem pincel e disco. Só para ficarem com mais uma ideia, este pó corporal de uma loja chamada “The Pink Room”, tem 150 gramas e custa $90 (só o pó!). Não faço ideia quais serão os ingredientes, mas para este preço têm de ser da melhor qualidade possível.





Sem comentários:

Enviar um comentário