quinta-feira, 10 de agosto de 2017

O que levar na mala para Maternidade


Ilustração por Lim Heng Swee / Fonte

Muito li eu sobre como preparar uma mala para levar para a maternidade. Sobre o que devia levar ou o que era dispensável. Nas aulas de preparação deram-me uma lista, na Maternidade deram-me outra e eu optei por fazer um mix das duas.
Já tinha tudo preparado, com tudo o que eles diziam nas listas, quando fiz a visita à MAC e reparei que a mala que eu tinha escolhido nunca caberia nos cacifos. Tive de refazer tudo para trocar por uma mala muito mais pequena.
Enquanto lá estive acabei por perceber que, se pudesse, teria trocado algumas coisas.

Estas foram as listas que me foram dadas


Lista dada na MAC

Lista dada onde fiz a preparação para o parto

Quando percebi que não conseguiria levar tudo sem fazer uma mala gigante ou ter mais do que uma mala, optei por levar apenas metade das coisas e deixar em casa tudo preparado para que o Duarte me fosse levando as roupas limpas e trazendo as sujas para casa.
E só levei uma mala, não tinha paciência para andar com duas malas.


Mala da Mãe

O que levei

  • 1 camisas de dormir
  • Roupão
  • 10 Cuecas descartáveis e uma embalagem de pensos de noite
  • 3 Soutiens de amamentação
  • 3 pares de meias (ainda bem que me lembrei disto, porque eu sou mesmo muito friorenta)
  • Discos absorventes
  • Chinelos de quarto
  • Chinelos de duche
  • Toalha de banho
  • Toalha de linho para a cara
  • Toalhas pequenas íntimas
  • Estojo de higiene pessoal
  • Saco de plástico para a roupa suja
  • Carregador do telemóvel

O que mudaria

  • Não levaria camisa de dormir. Comprei duas camisas de dormir todas bonitas na Teresa Alecrim. De algodão macio, com botões à frente, branquinhas. Lindas. Se fosse hoje nem as teria comprado. Primeiro, não as usei na maternidade nem nos primeiros dias em casa porque como são branquinhas não queria que ficassem sujas de sangue (daí ter optado por ficar com a bata hospitalar e só vesti a camisa de dormir durante as duas horas de visitas), depois porque as minhas mamas cresceram tanto (e elas já eram enormes) que não era nada confortável tirá-las pela abertura. Estão guardadas para mais tarde, para quando deixar de amamentar ou deixar de amamentar durante a noite. São lindas e super confortáveis, mas não me deram jeito;
  • Não optaria por cuecas descartáveis e pensos. A Maternidade dá-nos um ou dois pares de cuecas descartáveis enormes (tamanho único...) e um ou dois pensos gigantes, e eu comprei cuecas e pensos. Se fosse hoje não teria gasto dinheiro nisso e teria dispensado as da maternidade. Porquê? Porque eram enormes para mim e passava o tempo a ajustá-las para não sujar tudo. Da primeira vez que me levantei para ir à casa de banho deixei um rasto de sangue atrás de mim. Isto porque tinha saído tudo do sítio. Eu não fiquei envergonhada nem nada, mas é chato. Se fosse hoje teria comprado logo fraldas para adultos, daquelas todas apto que são tipo cuecas. Ficam ajustadinhas, aguentam mais tempo e uma pessoa não se preocupa. Se aguentam incontinência urinária e fecal, melhor aguentarão os lóquios (perda de sangue);
  • Não levaria as toalhas pequenas. Não havia bidés. Se precisasse de me lavar apenas naquela zona, tinha de me meter no chuveiro e para isso usaria a toalha de banho.

O que deixei pronto em casa

  • 1 camisa de dormir
  • 1 toalha de banho
  • Muda de roupa para quando saísse da Maternidade

O que dispensei completamente

  • Máquina fotográfica ou câmara de filmar (já chegava o telemóvel);
  • Leitura - Que cabeça tinha eu para ler? Para me entreter tinha o telemóvel;
  • Embalagens de lenços de papel. Para quê?



Mala do Bebé

O que levei

  • Saquinho com a primeira roupa da bebé (um body, umas calças, um gorro e um casaquinho) 
  • 2 mudas de roupa (cada muda composta por um babygrow, um vestidinho fino para receber as visitas e um gorro)
  • 2 fraldas de pano
  • 1 Toalha de banho
  • 20 fraldas descartáveis
  • Estojo de higiene do bebé (escova, pente, tesoura, lima, etc)
  • Items de limpeza do bebé de tamanho de viagem (creme lavante, hidratante, creme para assaduras, etc.)
  • Toalhitas
  • Soro fisiológico
  • 2 babetes
  • 1 manta

O que deixei pronto em casa

  • 3 mudas de roupa do estilo das que levei
  • Roupa para a saída da Maternidade (que era a roupa que a minha Mãe preparou para a minha saída, mas que nunca chegou a ser usada)
  • Toalha de banho
  • Mais fraldas de pano e descartáveis
  • 1 manta
  • Ovo para transportar o bebé

O que mudaria

  • Dispensaria a toalha de banho. Enquanto estão na maternidade, os bebés são lavados com compressas e soro. Não tomam banho com água.
  • Não levaria as mantas. A Carminho esteve o tempo todo com a manta da maternidade.
  • Levaria menos fraldas. Os recém-nascidos não sujam assim tantas fraldas.
  • Não levaria os babetes.
  • Nada de casaquinhos de lã. Ela nasceu em Maio e a Maternidade é climatizada.

O que dispensei completamente

  • Botinhas de lã. Ela usou calcinhas e babygrows com pés, não lhe ia vestir botinhas por cima disso.
GuardarGuardar

Sem comentários:

Enviar um comentário