quinta-feira, 14 de novembro de 2019

"Qual é o valor mínimo?"


"A tua mãe!"

Quando tivemos a certeza de que teríamos de sair da João XXI e mudar para uma casa bem mais pequena vimos logo que teríamos de destralhar como se não houvesse amanhã.
A minha mãe está sempre a dizer que "é preciso mais arrumação", eu costumo dizer que temos é merdas a mais.

Ora, quando pensam em livrar-se de móveis e tarecos que ainda estão bons e podem valer uns trocos de que é que se lembram logo? OLX e Facebook, vieram-me logo à cabeça. Mal sabia eu que ma fariam perder.
Caramba, é preciso escrever um manual de boas maneiras sobre interacções comerciais nas redes sociais? Claro que é! Se até dava jeito muitas pessoas aprenderem boas maneiras na interacção pessoal com lojistas, quanto mais na internet.

Então, a braços com muita coisa para empandeirar, lá andei eu a tirar fotografias de vários ângulos, a tirar medidas, a ir buscar os nomes de modelos e série, etc., tudo o que pudesse facilitar a pesquisa de potenciais compradores. Acontece que, fiquei convencida disto, a maioria das pessoas com quem interagi só estavam interessadas em fazer conversa, fazendo-me perder tempo que poderia estar a fazer qualquer outra coisa qualquer.
Fonte: Pinterest
Geralmente, a primeira pergunta que faziam era "qual é o valor mínimo?".
Bardamerda para esta pergunta. E se costumam fazer esta pergunta, deixem-me dizer que são pessoas extremamente irritantes.
Quem pergunta isto está a querer que o vendedor se ofereça para, por livre e espontânea vontade, fazer um preço ainda mais baixo do que aquele a que colocou o anúncio. No meu caso, que só vendi coisas praticamente novas e muito bem estimadas, costumava por tudo a metade do valor e, mesmo assim, havia gente cuja primeira interacção nem era um "olá" ou "boa tarde", era apenas "valor mínimo?".
Deixo uma sugestão, se querem mesmo algo e não podem pagar por ele, expliquem ao vendedor e proponham-lhe, caso não venda a outra pessoa pelo valor pretendido, que estão dispostos a pagar X pelo objecto.

Muitas vezes, também se apanha gente cuja falta de noção é tanta que não percebe que sim, perguntar pode ofender.
Se estão a pedir 200€, por algo que custa 400€ e que está praticamente novo, é um excelente preço e só estão a ser uns cretinos quando fazem uma oferta 100€. Tudo bem que podem tentar baixar um bocado fazendo uma proposta para que o vendedor faça uma contra-proposta, mas bolas!, há limites para tudo.

Fonte: weheartit
Outra bastante irritante era eu ter o anúncio com toda a informação possível e imaginária "não me desloco", "entrego em mãos na zona tal", "não envio por correio", etc. E, mesmo assim, a par do "valor mínimo" a pergunta mais feita era qualquer coisa relativa a algo que estava lá escrito ou fotografado.
Mais uma sugestão, se estão interessados no item mas, precisam que o vendedor se desloque ou envie por correio, expliquem sucintamente as vossas limitações (também não é preciso contar toda a história de vida) e tomem a iniciativa de oferecer mais dinheiro pela deslocação e tempo que o vendedor gastará. Ele até pode nem aceitar e fazer isso na mesma, mas só vos fica bem. O vendedor não vive para vocês. Ir aos correios ou a outro sítio qualquer demora tempo e custa dinheiro em deslocação - tenham isso em consideração. Agora, estarmos a vender qualquer coisa por 5€ e ainda esperarem que sejamos nós a entregar é ter um bocado (muito) de lata. Não tarda, estão a pedir-nos dinheiro para ficarem com as nossas coisas.

Também tive gente a ficar extremamente ofendida e enviar-me testamentos porque eu não dava conversa e apenas respondia "não aceito" às propostas.

Fonte: Pinterest
Tenho amigos que, depois de quase terem esgotamentos nervosos à conta destas vendas, decidiram passar a divertir-se.
Uma amiga minha passou a adicionar 10€ ao preço, sempre que alguém lhe perguntava algo que estava descrito no anúncio. Outro fez uma conta alternativa para gozar com toda a gente que lhe fazia perguntas disparatadas ou ofensivas.
Já eu, optei por não voltar a vender coisas na internet. Juro-vos, até me considero uma pessoa educada, mas a certa altura ponderei seriamente responder "a tua mãe!" a cada pergunta parva que me faziam.

2 comentários:

  1. Sei bem, e a uma escala mais pequena. Tenho um iPhone 6S para vender há coisa de um ano - achei que ia ser uma coisa relativamente simples de se vender, é relativamente actual - e não o vendi antes porque só me cruzo nas redes com gente mal educada. Se eu estivesse desesperada por dinheiro já o tinha vendido certamente, mas como a educação é uma coisa que prezo imenso, continua na gaveta até aparecer um dono que lhe dê um bom resto de vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há paciência!
      Preferi dar do que vender a essas pessoas. É de uma falta de educação gritante.
      Boa venda!

      Eliminar