quinta-feira, 25 de maio de 2017

Receitas da Menina - Manteiga de Amendoim

A manteiga de amendoim é das coisas mais fáceis de fazer.
Tão estupidamente fácil que, quando me deparei com a receita pela primeira vez, achei que não podia estar certa. Mas estava.



Quem faz manteiga de amendoim consegue fazer manteiga de qualquer fruto seco e fica a meio caminho de fazer Nutella caseira, com tanto sabor quanto a outra e mais saudável. E sim, partilharei a minha adaptação da receita de Nutella, que, para mim, é bem mais saborosa do que a de supermercado (que eu não gosto por me saber a plástico).

Uma das vantagens de fazermos nós estas coisas é que controlamos o que comemos e temos a certeza de que não estamos a ingerir conservantes, quantidades monstras de açúcar ou ingredientes como óleo de palma.
Estas são saudáveis e extremamente fáceis e rápidas de fazer. Valem a pena!

Dicas:
- Se comprarem os frutos secos já descascados e torrados tenham atenção e comprem sem sal;
- A torra faz com que libertem os seus óleos naturais tornando a manteiga mais cremosa, caso contrário terão de adicionar um fio de óleo vegetal (de girassol, por exemplo, que não tem quase sabor) ou ficam apenas com frutos picados.
- Se comprarem por torrar, tenham atenção à forma de torrar: geralmente bastam 10 minutos a 170º, para os frutos descascados, mas o melhor é irem controlando o forno até perceberem os vossos timings. O meu forno é louco, eu tenho medo dele e muito pouca confiança. É sempre uma aventura.
- Basta queimarem um bocadinho de nada para ficarem extremamente amargos e intragáveis.

Curiosidade: O amendoim não é um fruto seco, é uma leguminosa. E muitos dos que achamos serem frutos secos não o são: amendoins (leguminosa), amêndoas (semente), pistácios (semente), pinhões (semente)... Os que são, realmente, frutos: avelãs, castanhas, noz pecã, bolota.
Isto é apenas uma curiosidade, porque lhes continuaremos a chamar "frutos secos" e está a andar! 


Fonte


Parte 1 - Como não fazer manteiga de amendoim

  1. Ter uma crise de "forretice" ao ver o preço dos amendoins torrados já descascados e optar por comprar amendoins não torrados e com casca;
  2. Ir para casa e passar 1 hora a descascar amendoins, maldizendo a nossa forretice;
  3. Colocar os amendoins a torrar no forno, durante 10 min (como se faz para os frutos secos);
  4. Tirar os amendoins do forno;
  5. Reparar que se queimou mais de metade e deitar fora os que ficaram carbonizados;
  6. Meter na picadora os amendoins sobreviventes;
  7. Picar, provar e perceber que, afinal, não havia sobreviventes e estavam todos queimados;
  8. Dizer uma asneira e deitar tudo fora, desperdiçando uma ida ao supermercado e uma hora a descascar amendoins.
A cor deveria ter denunciado logo, não devia?


Parte 2 - Como fazer manteiga de amendoim (agora sim!)

Ingredientes
  • Amendoins sem sal, a quantidade que quiserem, para simplificar o melhor é já estarem torrados (eu uso o suficiente para encher o copo da picadora porque é a quantidade certa para encher o frasco que gosto de ter a uso);
  • Óleo vegetal q.b. (apenas se os amendoins não estiverem torrados).
Utensílios
  • Picadora ou bimby;
  • Tabuleiro do forno;
  • Papel vegetal;
  • Frasco para guardar a manteiga de amendoim.
Preparação
  1. Se ainda não estiverem descascados: força nisso e paciência!
  2. Se ainda não estiverem torrados, é levar ao forno a cerca de 170º (pela minha primeira experiência tê-los-ia colocado apenas durante 5minutos) e ir controlando; mal estiverem prontos peguem no papel vegetal e retirem-no do tabuleiro para que não continuem a torrar;
  3. Picadora: Colocar os amendoins na picadora e ir picando até ficar com a consistência pretendida. Começa por parecer um crumble, mas é ir retirando a mistura das paredes da picadora e insistir; Se optarem por usar amendoins não torrados, é ir adicionando o óleo vegetal. Bimby: exactamente como para a picadora, mas a 30-60 seg/vel 7 para a primeira "picadela" e 20-30 seg/vel 1-3-5-6 progressivamente.
  4. Transferir do copo misturador para o frasco.

Agora sim!
(E deixei-me de forretices e comprei logo o amendoim já torrado - mas tive de o descascar)

E pronto, em meia dúzia de minutos têm manteiga de amendoim (ou do que quiserem).
Podem usá-la para barrar no pão com mel, com doce, com banana ou até fazer gelado! Há uma receita óptima na Bimby, que só leva fruta, manteiga de amendoim e mel.

A manteiga de amendoim nem é a minha preferida. Gosto de fazer uma mistura de vários frutos secos: nozes, noz pecã, avelã, amêndoa, etc... Atenção à noz: tem um sabor que abafa todos os outros. Se quiserem fazer um mix façam 1/3 de noz para 2/3 das restantes. Ou até 1/4! Tem mesmo um sabor muito forte.
Costumo comer ao pequeno-almoço, barrada nas torradas e com um fio de mel ou um pouco de doce de frutos silvestres. É óptimo!

Agora imaginem: se esta técnica é metade da forma de fazer nutella caseira, já viram como será fácil fazer nutella? É demasiado fácil. Para bem da nossa linha, não deveria ser tão fácil. Muito em breve partilharei a receita 😉

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário