sábado, 6 de maio de 2017

Desafio - Minimalismo e Ansiedade (Semana 2)

Esta é a segunda semana do desafio que me irá acompanhar durante o tempo final da gravidez.
A ver se surte algum efeito e me deixa menos ansiosa.
Como já avisei, na semana passada, se repararem que ficou a meio é porque a miúda decidiu que estava na altura de vir cá para fora.


Fonte

Dia 08: Dizer coisas positivas a ti própria - "tu não estás gorda, estás uma barriguda elegante!", é uma das coisas que digo com alguma frequência. E é verdade, não me posso queixar. As outras coisas positivas são mais na onda do "tu consegues fazer isto ou aquilo", "vais ser uma mãe do caraças", "vais aguentar as dores do parto, mesmo que não tenhas aguentado as de um mísero cotonete" (fiz o exsudado vaginal no outro dia e não foi fixe).

Dia 09: Deitar cá para fora o que te entope - Podia fazer tantas piadas com isto, neste momento...
Na realidade, nunca tive dificuldades em dizer o que me vai na alma. Aliás, cheguei a um ponto em que devia aguentar mais as coisas cá dentro. As coisas mais pessoais, os meus fantasmas, assuntos que ainda não estou preparada para expôr num blog, tenho desabafado com o Duarte.


Dia 10: Criar uma rotina de deitar relaxante - Passei o banho de imersão para a noite e a rotina de deitar passou a ser do melhor que há.
Banho de imersão, morno durante 15 minutos, igual ao que descrevi na semana passada. A seguir limpo a minha pele com água micelar, tónico de hamamelis e água de rosas, e creme de noite de rosas. Esta semana até fiz um upgrade: como estava a sentir e a ver a minha pele um pouco pior do que o costume, decidi fazer-lhe uma limpeza com óleos essenciais antes da aplicar os restantes produtos. Fiquei com a pele tão lisinha e macia outra vez. É pena que com a gravidez não possa fazer mais vezes, mas prefiro não arriscar.
A seguir vem a cereja no topo do bolo: uma massagem feita pelo marido. Para evitar as estrias, aplico creme de manhã e à noite. Mas à noite, como uma rotina de casal e  de forma a que o Duarte participasse nestas coisas, é ele que me espalha o creme no corpo e faz uma massagem. É tão bom ❤
Portanto: banho de imersão + limpeza de pele + massagem. Acho que fui bem sucedida nesta rotina de deitar relaxante. É aproveitar ao máximo enquanto posso!
A verdade é que até ao momento não me posso queixar de dormir mal e já vamos na 37ª semana de gravidez. Claro que me acordo várias vezes durante a noite, seja para ir à casa de banho ou mudar de posição, mas não me tem causado grande incómodo.

Dia 11: Nada de queixas por um dia - Foi difícil. Grávida de 37 anos e a passar um dia inteiro a tratar de assuntos. Foram 12 horas a andar de um lado para o outro. Felizmente a Miminho portou-se muito bem e ela própria aderiu ao desafio não se queixando!


via GIPHY

Dia 12: Limpar a vida digital - Neste dia nem passei muito tempo ligada ao mundo digital. Estava tão derreada do dia anterior que me limitei a ir à minha aula de ginástica (que foram, basicamente, só alongamentos) e a passar o dia estendida e deitada entre a cama e o sofá. Mas esta tarefa já a faço constantemente, pelo que também não havia grande coisa a limpar.

Dia 13: Escrever um diário - Todos os dias o faço com este blogue. Pode ainda não estar disponível, mas tenho escrito  o que se vai passando nestes tempos de grávida. Já está escrito o artigo sobre o segundo trimestre e o terceiro trimestre vai sendo escrito até ao dia do parto. O terceiro artigo sobre a minha gravidez, tal como este desafio, já tem a sua publicação agendada. Mas vão servindo como diário. Acho que me tem ajudado a lidar com estas coisas. Não me posso queixar muito da minha gravidez, pelo menos da parte do stress e ansiedade. Tenho estado bastante tranquila. E acho que este blogue me tem ajudado. O blogue e ter mais coisas com que me ocupar e que me impedem de viver exclusivamente para a gravidez: vão-me distraindo.
Dia 14: Diminuir a quantidade de produtos de beleza utilizados - Eu já uso o mínimo! E a maioria dos produtos, 5 em 7, são biológicos/orgânicos (faço sempre confusão com estes termos), comprados no celeiro. As únicas excepções são a água micelar e o creme anti-estrias.
Cabelo: Champô e condicionador - Só! Nada de cremes para não sei o quê, de alisar, de tratamento, do raio que o parta. É champô no cabelo que está em contacto com a cabeça e condicionador nas pontas. Está feito. Está óptimo e lavo 1 a 2 vezes por semana, não é preciso mais.
Cara: Água micelar para limpar, tónico e creme. Antes de engravidar, fazia uma ou duas vezes por semana uma limpeza com óleos (explico aqui como fazia o MLO, que agora mudou um bocadinho porque uso uma nova receita). Tenho acne e rosácea, quando engravidei tive imenso medo de que a mudança hormonal despoletasse uma crise, mas a minha pele continua impecável (conto aqui parte da minha história dos problemas de pele).
Corpo: Desodorizante e creme anti-estrias. O creme anti-estrias uso de manhã e à noite! Até ao momento, não me posso queixar. Estou a fazer figas!
É impossível diminuir mais a quantidade de produtos que uso. O que às vezes faço à noite, quando sinto que a pele esteve mais oleosa durante o dia, é não usar o creme, apenas limpo com a água micelar e o tónico. No dia seguinte já está tudo equilibrado.


via GIPHY

E pronto! Foi assim a minha semana de desafio.
Aliás, desafioS! Neste momento são dois: este e manter a Miminho no forno mais uns tempos.
Vamos lá torcer para completar mais uma semana destes desafios!


GuardarGuardarGuardarGuardar

Sem comentários:

Enviar um comentário