sábado, 29 de abril de 2017

Desafio - Minimalismo e Ansiedade (semana 1)

Comecei, no sábado passado este desafio.

Pareceu-me uma boa altura  para me começar a tranquilizar, uma vez que o parto está iminente.
Tenho é de começar a actualizar diariamente a publicação semanal e agendá-la. Por isso, se um dia destes se depararem com uma publicação em que os desafios e o texto ficaram a meio, já sabem: fui parir e já volto.


Fonte


É engraçado como as coisas se conjugam e ou já fazia algumas destas coisas por iniciativa própria ou acabou por me ser imposto pelas circunstâncias.

Dia 01: Criar um ritual matinal - É algo que já faço há algum tempo. Como estou em casa e para não ter uma vida parva, que era o que se começava a passar, instituí uma rotina a mim mesma. Com horário de levantar de deitar e de coisas para fazer. As coisas foram sofrendo alguns ajustes por causa das necessidades da gravidez, mas quanto ao ritual matinal esse mantém-se.
Acordo às 07h00 e tomo logo uma ampola de ferro para a anemia. Como o ideal é esperar-se pelo menos hora e meia a duas horas para ingerir lacticínios, continuo na ronha durante mais uma horinha. Às 08h00, o meu despertador toca para me avisar que tenho outro comprimido para tomar. Tomo o comprimido e começo a beber, ainda em jejum, cerca de 0,50 lt de água. Levanto-me e abro a torneira da banheira para preparar o meu banho. Enquanto a banheira enche, aproveito para abrir a cama e as janelas da casa para arejar, escolher a roupa que vou usar e colocar à mão os frascos de produtos que vou usar a seguir ao banho. Adiciono sal marinho, vinagre de cidra e (dependendo do dia) um mix de óleos essenciais (melaleuca, hortelã-pimenta e lavanda). Já há uma altura decente de água e a temperatura está boa: é altura de entrar na banheira, onde vou relaxar e aliviar as maleitas da gravidez durante 20 minutos. Quando o alarme toca para avisar que acabou o tempo, saio da banheira e sigo sempre a mesma ordem: creme corporal, água micelar para a cara, desodorizante, tónico para a cara, lavar os dentes, creme hidratante para a cara, pó corporal. Visto-me e sigo para a cozinha. Já passou tempo suficiente para poder preparar o pequeno-almoço e comê-lo tranquilamente. Novamente, um ritual em que a ordem é cumprida: ligar a máquina do café, colocar as fatias de pão na torradeira, uma colher de cacau em pó, tirar o café, juntar leite, meter o mocca no microondas, entretanto o pão acaba de torrar e, está tudo tão bem engrenado, que, quando acabo de barrar as torradas (com a manteiga de frutos secos e mel), soa a campainha do micro. Sento-me a computador a ver mails, redes sociais e a "bloggar" enquanto tomo o pequeno-almoço. Todos os dias, com a maior tranquilidade do mundo.
Sim... Sou doente. Já tinha dito...




Dia 02: Preencher um  livro de colorir - É engraçado, mas logo a seguir a saber que estava grávida fui comprar livros de colorir. Nunca me tranquilizaram muito. O meu perfeccionismo faz com que me deixem mais ansiosa do que relaxada: "será que é uma boa combinação de cores?", "Ai, que eu não aguento se passar um risco...", "Merda! Este traço está muito carregado, já vou ter de ir repassar nos outros, para que a cor fique igual", "estou a fazer muita pressão, já me dói o dedo". Mas pronto, pelo menos tenho a lindíssima caixa de lápis de cor que o meu pai me ofereceu quando eu era miúda e cujo o cheiro é divinal. Isso sim, tranquiliza-me mais do que pintar as imagens.

Dia 03: Experimentar exercícios de respiração - Tentei. Lembrei-me que se calhar isso ainda provocava era o parto, por causa da forma como estava a respirar. Ou será que estava a fazer os exercícios que atrasam o parto? Fiquei confusa. Desisti.

Dia 04: Ouvir música que melhore a disposição - Sempre que posso. E, se me dissessem agora, "escolhe já, uma música que emita boa disposição", escolheria a "Pocketful of Sunshine" da Natasha Bedingfield (que me ficou na cabeça desde que vi o filme "Easy A") ou o "Suddenly I See" da KT Tunstall. Não são, nem de longe!, as minhas músicas preferidas. Mas que me fazem imaginar a andar na rua, a levar com o sol na cara e com um sorriso, lá isso fazem.



Dia 05: Meditar (pelo menos 15 minutos) - Faço-o no meu banho. E sabe-me tão bem ❤ Inicialmente, entrava na banheira e ficava no telemóvel, mas agora fecho os olhos e tento ir para zen. Sentir o aroma da lavanda, relaxar.

Dia 06: Telefonar a pessoas de quem gostas - Por acaso, durante esta semana, aconteceu falar ao telefone com várias pessoas de quem gosto. Amigos e familiares. Nem tive de correr a lista telefónica e escolher. Simplesmente aconteceu.

Dia 07: Identificar 3 a 6 prioridades - Não cumprida. Ou melhor... Neste momento tenho duas grandes prioridades: gravidez/parto/bebé e obras na casa nova. Cada uma delas implica priorizar tarefas: Acabar todos os preparativos do quarto, da mala de viagem, ir à ginástica pré-parto, etc.; negociar orçamentos, ir ver materiais, avisar condomínio, tratar da água e da luz, etc.

Neste momento não vale muito a pena estar a estabelecer prioridades para antes da bebé nascer. A minha vida vai mudar muito e "A" prioridade vai ser ela e o resto nem sei bem o que vai ser... É algo que farei na altura: organizar a minha vida.


Fonte




Sem comentários:

Enviar um comentário